PUBLICIDADE

Estados Unidos

Hillary se reúne com Mursi para apoiar democracia no Egito

14 jul 2012 - 08h29
(atualizado às 09h15)
Compartilhar

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, inicia neste sábado uma visita ao Egito na qual se reunirá com o novo presidente do país, Mohammed Mursi, para manifestar seu apoio à transição democrática.

O encontro acontecerá no palácio presidencial de Al Itehadiya, no Cairo, às 16h locais (11h de Brasília), informaram em comunicado fontes oficiais egípcias. Amanhã, a chefe da diplomacia dos Estados Unidos se reunirá com empresários egípcios e americanos, e depois irá a Alexandria para inaugurar o consulado americano na cidade.

Em seu encontro com Mursi, que assumiu a Presidência do Egito no dia 30 de junho, Hillary expressará o respaldo dos EUA à transição democrática e ao desenvolvimento econômico no país. A recente dissolução do Parlamento egípcio e a luta encenada pelo governante e o Tribunal Constitucional por causa dessa questão levou há poucos dias a Casa Branca a pedir que sejam respeitados os princípios democráticos no país.

O Egito é um dos principais aliados de Washington na região que abrange o norte da África e o Oriente Médio, e recebe anualmente uma ajuda militar americana de US$ 1,3 bilhão. Em março, a secretária de Estado anunciou que essa ajuda - que chegou a ser bloqueada - seria retomada porque o governo americano constatou "progressos significativos em direção à democracia" com a realização de eleições legislativas.

Hillary se certificou então que o Egito estava cumprindo suas obrigações estipuladas no Tratado de Paz assinado em 1978 com Israel "sobre a base dos interesses de segurança nacional dos EUA". Após sua visita oficial ao Egito, Hillary viajará a Israel, onde encerrará uma viagem internacional que começou na França e prosseguiu por Japão, Mongólia, Vietnã, Laos e Camboja.

EFE   
Compartilhar
Publicidade