PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hillary convida Israel e palestinos para diálogo de paz nos EUA

20 ago 2010 - 12h22
(atualizado às 13h12)
Compartilhar

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, fez um convite aos líderes israelenses e palestinos nesta sexta-feira, em Washington, para que retomem as negociações diretas de paz nos Estados Unidos a partir do dia 2 de setembro, com o objetivo de alcançar um acordo dentro de um ano.

Hillary Clinton anuncia convite a israelenses e palestinos para retomar diálogos de paz nos Estados Unidos
Hillary Clinton anuncia convite a israelenses e palestinos para retomar diálogos de paz nos Estados Unidos
Foto: Reuters

"Convidei o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas para nos encontrarmos no dia 2 de setembro, em Washington, para lançar negociações diretas", informou Hillary.

"O objetivo é resolver todas as questões do estatuto final, que, acreditamos, poderá ser completado dentro de um ano". afirmou, referindo-se a itens como as fronteiras do futuro Estado palestinos, o status dos refugiados palestinos e o destino de Jerusalém.

Ainda segundo Hillary, o presidente egípcio Hosni Mubarak e o Rei da Jordânia, Abdullah II, vão participar nessas negociações.

Em um comunicado emitido simultaneamente nas Nações Unidas, em Nova York, o Quarteto para o Oriente Médio - União Europeia, Nações Unidas, Estados Unidos e Rússia - reafirma seu firme apoio às negociações diretas entre as duas partes, que devem terminar dentro de um ano.

"O quarteto expressa sua determinação de apoiar as partes nas negociações, que poderão ser concluídas em um ano, e a adoção de um acordo", disse um comunicado dos Estados Unidos, Rússia, União Europeia e Nações Unidas.

"O Quarteto pede novamente a ambos os lados que mantenham a calma e se abstenham de ações provocativas e retórica inflamada", acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade