PUBLICIDADE

Estados Unidos

Hillary Clinton sinaliza possível candidatura à presidência

Ex-secretária de Estado dos EUA tem sido considerada um nome forte para tentar suceder Barack Obama no cargo de presidente

14 set 2014 - 21h37
Compartilhar
Exibir comentários
<p>"É certo que o estou pensando", disse Hillary Clinton sobre possível candidatura à presidência pelo partido Democrata em 2016</p>
"É certo que o estou pensando", disse Hillary Clinton sobre possível candidatura à presidência pelo partido Democrata em 2016
Foto: Reuters

A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton, possível candidata à presidência nas eleições de 2016, reconheceu neste domingo que pode confirmar a candidatura: "É certo, estou pensando nisso".

Hillary participou de um festival de arrecadação de fundos organizado anualmente pelo senador de Iowa Tom Harkin, que se aposenta após 40 anos de carreira política. A presença dela e de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), em Iowa, um estado considerado chave nas eleições, e ao que não tinha voltado desde sua derrota em 2008, suscitou as especulações sobre sua candidatura para as eleições de 2016.

Ela disse que quando foi convidada a falar não tinha certeza de como seria seu discurso, mas que tinha "várias coisas em mente nestes dias", ironizou, arrancando aplausos do público.

Primeiramente, ela se referiu ao futuro neto, já que Chelsea, sua filha, dará à luz em algumas semanas ao primeiro filho. Depois, se referiu ao que chamou de "outra coisa".

"É certo que o estou pensando, mas não é por isso que estou aqui hoje", disse Hillary, que agradeceu os anos de serviço político ao senador Tom Harkin, e expressou seu apoio aos candidatos democratas para as eleições legislativas de novembro.

Na segunda parte do discurso, mais política, ela considerou importante que os democratas ganhem vantagem com relação aos republicanos no próximo pleito porque "em Washington há pouca parceria e muito conflito".

"Quando se trata de colocar os Estados Unidos para frente, sabemos o que se necessita", disse ela, mencionado democratas, como o senador Harkin, Bill Clinton e Barack Obama.

Hillary exaltou a reforma da saúde impulsionada por Obama e assinalou que, apesar dos progressos feitos durante o atual governo, fica trabalho por fazer para sustentar à classe média e lutar pela igualdade de salários entre homens e mulheres.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade