PUBLICIDADE

Estados Unidos

Hillary Clinton se declara favorável ao casamento gay

18 mar 2013 - 16h13
(atualizado às 17h20)
Compartilhar

A ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, cujo nome não se descarta entre os aspirantes à corrida à Casa Branca em 2016, anunciou nesta segunda-feira seu apoio ao casamento gay.

Durante seus quatro anos de mandato como chefe da diplomacia americana, Clinton apoiou os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas transsexuais (grupo conhecido pelas siglas LGBT, em inglês), considerando estes direitos como direitos humanos, mas até agora não tinha se pronunciado a favor do casamento homossexual.

"Os americanos LGBT são nossos colegas, nossos professores, nossos soldados, nossos amigos, nossos entes queridos. São cidadãos plenos e iguais e merecem os direitos da cidadania. Isto inclui o casamento", afirmou em um vídeo de quase seis minutos.

"É por isso que apoio o casamento para casais de lésbicas e gays. O apoio no pessoal e como uma questão de política e de direito, integrada em um esforço mais amplo para promover a igualdade e as oportunidades para os americanos LGBT e todos os americanos", acrescentou.

O vídeo foi divulgado pela Campanha de Direitos Humanos, organização de direitos civis que trabalha pelos direitos dos gays.

Foi divulgado apenas dias depois que o marido de Hillary, o ex-presidente americano Bill Clinton, instou a Suprema Corte a revogar uma lei firmada em 1996 e que define o casamento como a união entre um homem e uma mulher, a qual qualificou de "discriminatória".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade