PUBLICIDADE

Estados Unidos

Hillary Clinton lidera pesquisa para presidenciais de 2016

7 mar 2013 - 08h52
(atualizado às 09h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Embora ainda falte muito, pesquisas indicam que Hillary é a favorita para presidir os EUA em 2016</p>
Embora ainda falte muito, pesquisas indicam que Hillary é a favorita para presidir os EUA em 2016
Foto: Terra

As eleições presidenciais americanas de novembro de 2016 ainda estão distantes, mas as empresas de pesquisa já estão interrogando os eleitores, e Hillary Clinton lidera as preferências em uma pesquisa publicada nesta quinta-feira.

A política democrata e chefe da diplomacia americana no primeiro governo de Barack Obama supera amplamente três republicanos selecionados pelo instituto Quinnipiac.

Se seu adversário fosse o atual governador iconoclasta de Nova Jersey, Chris Christie, Hillary Clinton o venceria por 45% a 37%.

Contra Paul Ryan, que acompanhou Mitt Romney na última eleição presidencial, e Marco Rubio, estrela ascendente da oposição, a diferença seria ainda maior, e Clinton alcançaria até mesmo 50%.

Hillary, conhecida no cenário político desde a eleição de seu marido à presidência, em 1992, tem a vantagem de possuir uma notoriedade muito superior em relação aos três republicanos.

"Tem mais de 20 anos de vida política e pôde criar uma impressão favorável nos americanos", comentou Peter Brown, diretor-adjunto do instituto de pesquisas da universidade de Quinnipiac.

Outro fator não desprezível é que "a marca republicana não funciona muito bem nestes momentos".

Hillary Clinton, que terá 69 anos no momento da eleição, ainda não se pronunciou sobre se disputará as primárias democratas.

No entanto, neste ano deve começar a pronunciar discursos remunerados, como fazem normalmente diversas personalidades políticas nos Estados Unidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade