PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hillary Clinton: é hora de Irã seguir exemplo egípcio

14 fev 2011 - 18h14
(atualizado às 22h14)
Compartilhar

A secretária de Estado, Hillary Clinton, saudou a "coragem" e as "aspirações" dos que se manifestaram contra o governo iraniano nesta segunda-feira e conclamou Teerã a "abrir" seu sistema político. "Queremos para a oposição e o povo heroico nas ruas das cidades de todo o Irã as mesmas oportunidades dadas à população egípcia na semana passada", disse Hillary à imprensa, durante visita ao Congresso dos Estados Unidos.

Clinton concede coletiva em passagem pelo Congresso, em Washnigton: elogio à coragem dos iranianos
Clinton concede coletiva em passagem pelo Congresso, em Washnigton: elogio à coragem dos iranianos
Foto: AFP

"Apoiamos os direitos universais do povo iraniano. Merece os mesmos direitos" que os exigidos pelos manifestantes que ajudaram a derrubar na sexta-feira passada o presidente egípcio Hosni Mubarak", disse. As declaraçõres foram feitas depois de se saber que a polícia iraniana dispersou com paintball e granadas de gás lacrimogêneo manifestantes em Teerã que tentavam se reunir em apoio a revoltas árabes, segundo sites e testemunhas.

Pequenos grupos de pessoas tentavam concentrar-se para marcha silenciosa pela grande avenida Enghelab, que cruza Teerã de leste a oeste, e nas ruas próximas, segundo depoimentos ouvidos pela AFP.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade