PUBLICIDADE

Hacker diz ter invadido sistemas de voo nos Estados Unidos

Segundo Chris Roberts, ele chegou até a controlar os motores de uma aeronave

18 mai 2015 - 19h04
(atualizado em 19/5/2015 às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Roberts revelou ter conhecimento de falhas nos equipamentos de três modelos da Boeing e de um da Airbus
Roberts revelou ter conhecimento de falhas nos equipamentos de três modelos da Boeing e de um da Airbus
Foto: Twitter

Um especialista em segurança cibernética, Chris Roberts, contou ao FBI ter hackeado os computadores de aviões de passageiros em mais de 20 ocasiões e que chegou a controlar os motores de uma aeronave durante um voo.

A informação é da rede "CNN", que cita documentos de uma corte federal dos Estados Unidos. Roberts foi preso pelo mesmo FBI no último mês de abril, ao desembarcar de um voo da United Airlines. Durante a viagem, as autoridades haviam descoberto algumas mensagens no Twitter em que ele falava sobre a possibilidade de se infiltrar nos sistemas informáticos do avião.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Segundo os depoimentos do hacker, ele invadia os controles das aeronaves por meio de seus sistemas de entretenimento de bordo. Roberts também disse que tem conhecimento de falhas nos equipamentos de três modelos da Boeing e de um da Airbus.

Mais tarde, após ser liberado, ele declarou via Twitter que seu interesse com essas ações era apenas "aumentar a segurança" dos voos. Por sua vez, a United Airlines disse que seus sistemas de controle não são acessíveis por meio das técnicas descritas pelo especialista. Já a Boeing argumentou que os recursos de entretenimento são isolados dos equipamentos de navegação, enquanto a Airbus não se pronunciou sobre o caso. 

Airbus A400M cai na Espanha e mata pelo menos 4 pessoas:
Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade