PUBLICIDADE

Estados Unidos

Guia morre no mesmo dia que salvou John Kennedy após 71 anos

Graças ao resgate de Eroni Kumana, o ex-presidente americano e outros tripulantes conseguiram se salvar de naufrágio

10 ago 2014 - 13h41
Compartilhar
Exibir comentários
A esquerda, o "heroi" das Ilhas Salomão que socorreu o ex-presidente americano e outros tripulantes após naufrágio
A esquerda, o "heroi" das Ilhas Salomão que socorreu o ex-presidente americano e outros tripulantes após naufrágio
Foto: AFP

Eroni Kumana, um habitante das Ilhas Salomão que, na Segunda Guerra Mundial, resgatou o então futuro presidente John F. Kennedy após o naufrágio de seu barco, morreu em 2 de agosto passado, aos 93 anos. A notícia foi confirmada e anunciada pela Biblioteca e Museu Presidencial de John F. Kennedy em Boston. 

"Sem os atos heroicos de homens como Eroni Kumana, o presidente Kennedy e sua tripulação não teriam conseguido se salvar e depois ele não se converteria no chefe do mundo livre", informou a Biblioteca. 

Kumana morreu exatamente 71 anos depois do dia em que o pequeno navio torpedeiro com 12 tripulantes sob o comando do então tenente Kennedy, de 26 anos, foi atingido por um destróier japonês que o afundou enquanto patrulhava o Estreito de Blackett, perto das Ilhas Salomão, em 2 de agosto de 1943.

No naufrágio morreram dois tripulantes. Os demais - entre eles Keneddy - nadaram durante várias horas até chegar a uma pequena ilha onde se refugiaram.

"Durante os três dias seguintes, Kennedy e os outros sobreviventes se alimentaram de cocos e Kennedy nadava durante horas em águas infestadas de tubarões em busca de barcos amigos", relata o museu.

Quatro dias depois do naufrágio, os homens receberam ajuda de dois guias locais que trabalhavam para os americanos. Os jovens eram o falecido Eroni Kumana e Biuku Gasa, que morreu em 2005.

Kennedy escreveu uma mensagem em um coco e deu aos guias, que remaram por 60 km numa canoa para levar à base aliada mais próxima.

Graças a este ato, os 11 marinheiros foram finalmente resgatados em 8 de agosto de 1943.

Mais tarde, quando já era presidente, Keneddy usou o emblemático coco como peso de papéis em seu gabinete na Casa Branca.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade