PUBLICIDADE

Estados Unidos

Guarda Nacional da Louisiana é convocada contra maré negra

30 abr 2010 - 21h07
(atualizado às 22h35)
Compartilhar

A Guarda Nacional da Louisiana foi chamada nesta sexta-feira para auxiliar no combate à gigantesca mancha de petróleo que ameaça a costa americana no Golfo do México, informou o Pentágono. "Em resposta ao vazamento, o secretário da Defesa autorizou a mobilização da Guarda Nacional da Louisiana para contribuir nos esforços da comunidade local na limpeza e remoção do petróleo, e na defesa dos hábitats contra a contaminação", disse o porta-voz do Pentágono Geoff Morrell.

EUA: mancha de óleo atinge costa da Louisiana:

A maré negra no Golfo do México, provocada pelo afundamento de uma plataforma petroleira do grupo britânico BP, no dia 22 de abril, alcançou a costa da Louisiana e ameaça se tornar uma das piores catástrofes ecológicas da história dos Estados Unidos. O Pentágono não especificou o número do efetivo mobilizado, mas especialistas acreditam que até 6 mil homens da Guarda Nacional podem ser acionados nesta emergência.

Na tarde desta sexta, o governo da Louisiana decidiu mobilizar detentos no Estado para enfrentar a catástrofe ambiental. Segundo o governador da Louisiana, Bobby Jindal, o Departamento Correcional "trabalha com o Departamento de Vida Silvestre e a Indústria Pesqueira (DWF) para treinar presos nos esforços de limpeza do petróleo derramado, para que possam colaborar com as agências federais".

A maré negra, de uma circunferência total de 960 km, deflagrou o estado de emergência na Louisiana e na vizinha Flórida, e o presidente americano, Barack Obama ofereceu "todos os recursos disponíveis", incluindo os militares, para enfrentar a catástrofe ambiental. A costa da Louisiana é um santuário de fauna, particularmente de aves marinhas, e a da Flórida abriga uma enorme indústria pesqueira e turística.

O vazamento foi declarado catástrofe "de importância nacional", o que coloca recursos federais a serviço da emergência em questão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade