PUBLICIDADE

Estados Unidos

Guantánamo tem 100 presos em greve de fome; 20 são alimentados à força

27 abr 2013 - 11h49
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A greve de fome na prisão da base militar americana de Guantánamo, em Cuba, era mantida neste sábado por 100 dos 166 presos, dos quais 20 eram alimentados à força, anunciou um porta-voz do complexo penitenciário.

O número de detentos em greve de fome segue aumentando constantemente desde que teve início o movimento, no dia 6 de fevereiro. Os primeiros registros apresentados pelas autoridades militares em 11 de março faziam referência a nove grevistas.

Dos 100 que mantinham a greve, 20, um recorde, eram alimentados através de tubos ligados diretamente ao estômago pelos orifícios nasai.

Os advogados dos presos afirmam que cerca de 130 mantêm a greve de fome, desencadeada como consequência da insatisfação dos prisioneiros com o que consideraram uma profanação de exemplares do Alcorão. Segundo os advogados, no entanto, a maioria dos que estão em greve de fome denunciam sua detenção por tempo ilimitado há onze anos, sem formulação de acusações nem julgamento.

"As detenções ilegais, sem acusações nem julgamento, continuam em Guantánamo há mais de uma década e sem saída no horizonte; então, não é surpreendente que os detentos estejam desesperados", afirma Laura Pitter, da organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch.

"A administração Obama simplesmente deve fazer algo mais para pôr fim a esta prática ilegal que marcará a história americana com uma mancha negra", acrescenta a organização em um comunicado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade