PUBLICIDADE

Estados Unidos

Governo Obama avalia danos com revelações sobre espionagem da NSA

11 jun 2013 - 13h34
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo Obama lançou uma auditoria interna para avaliar danos à segurança nacional após Edward Snowden divulgar os principais detalhes secretos dos programas de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), disse um alto funcionário de inteligência dos EUA à Reuters. A auditoria é separada de uma investigação inicial sobre vazamento criminoso aberta pelo Departamento de Justiça, disse o funcionário.

A iniciativa do governo vai analisar a extensão dos danos a programas de segurança nacional após a revelação não-autorizada de detalhes sobre a coleta de dados de telefonemas e emails feita pela NSA, disse o funcionário. Ela será coordenada pela Executiva Nacional de Contrainteligência, uma ramificação do gabinete do diretor de inteligência nacional, disse o funcionário.

Um ex-funcionário do governo dos EUA disse que entre as questões a serem abordadas por tal auditoria estaria avaliar se os vazamentos levaram a perdas de fontes ou métodos e à alienação daqueles que cooperaram. A auditoria, provavelmente, também vai documentar a inteligência gerada por cada programa, disse o ex-funcionário.

Mark Zaid, um advogado que se especializou em representar funcionários públicos sob investigação, disse que a auditoria também poderia buscar conversas entre os alvos de inteligência para ver se mudaram as táticas devido aos vazamentos. Snowden forneceu informações para reportagens publicadas na semana passada que revelaram um amplo monitoramento realizado pela NSA sobre chamadas telefônicas e dados de Internet em um vazamento de segurança mais significativos na história dos EUA.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade