PUBLICIDADE

Estados Unidos

Golpe em Honduras viola Carta Democrática da OEA, diz Hillary

28 jun 2009 - 15h36
(atualizado às 15h51)
Compartilhar

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que o golpe contra o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, "viola os preceitos da Carta Democrática Interamericana e deve ser condenado por todos".

"Pedimos a todas as partes em Honduras para que respeitem a ordem constitucional e o império da lei, reafirmem sua vocação democrática e se comprometam a resolver as disputas políticas pacificamente e por meio do diálogo", disse Hillary em comunicado.

"Honduras deve apoiar os mesmos princípios da democracia que reafirmamos durante a reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) da qual foi anfitrião há menos de um mês", argumentou a chefe da diplomacia americana, em referência à recente reunião da Assembleia Geral do organismo no país centro-americano.

A OEA realiza uma sessão urgente para avaliar uma resolução de condenação, e deve convocar uma reunião extraordinária da Assembleia Geral para tratar o assunto nesta semana.

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, pode viajar para Honduras esta semana para examinar a situação no terreno, segundo uma fonte próxima ao organismo regional.

Um funcionário do alto escalão do Governo dos EUA, que pediu anonimato, disse que uma equipe governamental está acompanhando de perto a evolução da crise em Honduras e está informando o presidente americano, Barack Obama, e ao Conselho de Segurança Nacional.

EFE   
Compartilhar
Publicidade