PUBLICIDADE

Estados Unidos

Giffords defende controle das armas no Congresso dos EUA

30 jan 2013 - 14h52
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Gabrielle Giffords, a ex-legisladora que sobreviveu milagrosamente depois de ter sido baleada na cabeça durante um comício, fez uso da palavra durante uma audiência o Congresso americano sobre o controle de armas de fogo. Giffords pronunciou uma curta declaração durante a primeira audiência parlamentar sobre as armas de fogo, convocada após o massacre de 26 pessoas, entre elas 20 crianças, em uma escola de Connecticut no dia 14 de dezembro.

Giffords espera para discursar no Congresso americano ao lado de seu marido
Giffords espera para discursar no Congresso americano ao lado de seu marido
Foto: AP

"Sejam corajosos", afirmou, ao recebida por uma sala lotada e em silêncio. "Falar é difícil para mim, mas devo dizer algo importante', começou Giffords, que tem problemas de articulação como consequência do tiro sofrido em janeiro de 2011 durante um ato público. "A violência é um grande problema, muitas crianças morrem, muitas crianças", disse, antes de acrescentar olhando para os senadores: "devemos fazer algo".

O diretor-executivo do poderoso lobby das armas, a National Rifle Association (NRA), Wayne LaPierre, também deve se pronunciar nesta quarta-feira perante o Congresso e espera-se que defenda a ação de "cercar as crianças com uma cobertura de segurança", com a mobilização de guardas armados nas escolas.

"Temos que agir. Sejam valentes, sejam valentes. Tenham audácia, valentia, os americanos contam com vocês", disse Giffords, apertando as mãos e levantando a voz.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade