PUBLICIDADE

Estados Unidos

Geórgia aprova projeto de lei que permite armas em escolas

Além de escolas, outros lugares poderão permitir porte de armas, como bares, igrejas e prédios públicos

24 abr 2014 - 08h48
(atualizado às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários
O governador americano da Geórgia, Nathan Deal, assinou PL que amplia porte de armas
O governador americano da Geórgia, Nathan Deal, assinou PL que amplia porte de armas
Foto: Reuters

O Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, aprovou um projeto de lei que permite o porte de armas em lugares como escolas, igrejas, prédios públicos e bares, segundo informações do site de notícias Sky News.

Opositores ao projeto o chamam de legislação “armas em todos os lugares”, enquanto apoiadores comemoram sua aprovação. O projeto de lei aprovado pela Assembleia Geral da Geórgia – onde os Republicanos são grande maioria – foi assinado pelo governador Nathan Deal.

“A lei dá proteção para aqueles que seguem as regras e quem pode proteger a si mesmo e aos outros daqueles que não seguem”, afirmou Deal. A medida deverá entrar em vigor em 1º de julho.

O projeto também permite que caçadores usem silenciadores, que membros da equipe de escolas tenham porte de armas e que igrejas possam permitir que os fiéis levem armas aos cultos (mas não são obrigados a fazê-lo). A lei anterior da Geórgia bania armas em igrejas e bares.

Além disso, a lei permitiria o uso de armas em alguns prédios do governo que não possuem medidas de segurança, como detectores de metais ou seguranças para fazer revista nos visitantes.

Com os últimos eventos de tiroteio em massa nos últimos anos, alguns estados americanos têm colocado limites mais severos em relação ao porte de armas, mas outros, como a Geórgia, têm ido para o lado oposto.

Alguns críticos dizem que o projeto de lei coloca o “extremismo em ação”, indo contra o “pensamento da maioria da população”. O grupo “Soluções Americanas pela Responsabilidade”, co-fundado pela congressista democrata Gabby Giffords, que sobreviveu a um tiro em 2011, é um dos principais opositores à nova lei. 

Ataques em escolas Ataques em escolas: Veja os principais ataques ocorridos em escolas e universidades do mundo

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade