PUBLICIDADE

Estados Unidos

Furacão Sandy se dirige à costa leste dos EUA

28 out 2012 - 11h16
Compartilhar

O furacão Sandy se encaminhava neste domingo para a costa leste dos Estados Unidos gerando condições climáticas perigosas que ameaçam provocar tempestades, inundações e ventos violentos na costa, desde a Carolina do Norte até Nova York, informaram os especialistas.

"Espera-se que o Sandy traga uma tempestade perigosa que inclua inundações na costa dos estados do Atlântico Médio, incluindo Long Island e os portos de Nova York", advertiu o boletim das 12h00 GMT (10h00 de Brasília) do Centro Nacional de Furacões (CNH), a partir de sua sede em Miami.

O informe meteorológico também destaca que os ventos alcançarão uma força de furacão quando tocarem terra.

O furacão que deixou 59 mortos em sua passagem por República Dominicana, Haiti, Cuba, Jamaica e Bahamas na semana passada, além de muitos danos materiais, se encontrava neste domingo 420 km a sudeste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte (sudeste), e 635 km ao sul da cidade de Nova York.

Com ventos máximos de 120 km/h e se deslocando em direção ao nordeste a 17 km/h, o fenômeno deixa em suspense uma das zonas mais povoadas dos Estados Unidos, que em agosto do ano passado sofreu o golpe do furacão Irene, que deixou 47 mortos e cerca de 10 bilhões de dólares em danos materiais no leste do país.

As previsões do CNH afirmam que o olho do furacão se deslocará paralelamente à costa sudeste dos Estados Unidos neste domingo durante o dia e à noite "e se aproximará da costa dos estados do Atlântico médio na segunda-feira à noite".

Ventos com força de furacão se estendem a 280 km de seu olho e ventos com força de tempestade tropical se expandem a 835 km, e por esta razão os meteorologistas alertaram a população que isso se trata de uma tempestade de grande magnitude.

Ainda que seja rebaixado para tempestade tropical, o medo das autoridades é que o Sandy se choque com uma frente fria e com um sistema de alta pressão proveniente do noroeste do país, provocando, assim, uma "tempestade perfeita" batizada de "Frankestorm", devido à proximidade da chegada do furacão com a celebração do Halloween, na terça-feira.

Durante a atual temporada de furacões, que começou no dia 1º de junho e termina em 30 de novembro, 18 tempestades tropicais foram formadas, e dez delas chegaram a se tornar furacões: "chris", "ernesto", "gordon", "isaac", "kirk", "leslie", "michael", "nadine", "rafael" e "sandy".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade