PUBLICIDADE

Estados Unidos

Fundação Mandela comemora Nobel da Paz a Obama

9 out 2009 - 08h34
(atualizado às 08h43)
Compartilhar

A Fundação Mandela manifestou nesta sexta sua satisfação pela concessão do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por sua contribuição à melhora das relações internacionais.

Em um breve comunicado, a fundação que leva o nome de Nelson Mandela, que em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, manifesta sua confiança em que "este prêmio fortaleça seu compromisso, como líder da nação mais poderosa do mundo, com o trabalho de promover a paz e erradicar a pobreza".

Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e que assumiu o cargo este ano, foi designado hoje como vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2009 por seus "esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", anunciou o Instituto Nobel da Noruega.

"A visão de um mundo sem armas nucleares estimulou o desarmamento e as negociações para o controle de armamento. Graças à iniciativa de Obama, os Estados Unidos estão desempenhando um papel mais construtivo para fazer frente aos desafios da mudança climática que o mundo enfrenta", afirmou o instituto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade