0

Francisco será 1º papa a discursar no Congresso americano

Acontecimento histórico está marcado para 24 de setembro

5 fev 2015
17h24
atualizado às 18h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
<p>O pont&iacute;fice tamb&eacute;m participar&aacute; de um congresso da Igreja Cat&oacute;lica na Filad&eacute;lfia</p>
O pontífice também participará de um congresso da Igreja Católica na Filadélfia
Foto: Getty Images

Francisco será o primeiro papa a falar diante das duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos no dia 24 de setembro no marco de sua primeira visita oficial, anunciou a Câmara de Representantes.

"Será o primeiro papa na história a se dirigir ao Congresso em uma sessão conjunta", disse o presidente republicano da Câmara de Representantes, John Boehner, à imprensa no Capitólio. "Estamos comovidos que o Santo Papa tenha aceitado nosso convite".

O papa havia sido convidado formalmente em março de 2014 por Boehner, com o apoio da líder democrata da Câmara, Nancy Pelosi. Ambos chefes parlamentares são católicos.

Francisco havia confirmado no ano passado que iria aos Estados Unidos em setembro para participar de um congresso da Igreja Católica na Filadélfia.

Estamos "honrados e encantados de que Francisco, o primeiro pontífice nascido na América, tenha aceitado nosso convite", disse Nancy Pelosi.

O papa "renovou a fé dos católicos de todo o mundo e inspirou uma nova geração de pessoas, sem importar a religião, a converterem-se em instrumentos de paz", completou.

"Estamos ansiosos para escutar seu chamado para vivermos de acordo com nossos valores, a proteger os pobres e os necessitados e a promover a paz", continuou.

Após as eleições de novembro, ambas câmaras do Congresso ficaram nas mãos do partido republicano.

Veja também:

Onde vão parar os votos antecipados nas eleições dos EUA?
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade