PUBLICIDADE

Estados Unidos

Fracassa diálogo EUA-Paquistão sobre rota para o Afeganistão

11 jun 2012 - 15h32
(atualizado às 15h55)
Compartilhar

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira a retirada de seus negociadores de Islamabad, depois do fracasso das negociações para a reabertura de rotas de reabastecimento para a Otan do Paquistão ao Afeganistão.

"Foi tomada a decisão de fazer a equipe voltar para casa (Estados Unidos) por um breve período", explicou George Little, porta-voz do Departamento americano de Defesa.

A equipe de negociadores permaneceu no Paquistão por cerca de seis semanas, explicou o porta-voz do Pentágono, quando altos funcionários americanos acreditavam estar perto de conseguir um acordo com Islamabad para levantar o bloqueio aos comboios da Otan.

Mas nenhum avanço era iminente e não havia uma data prevista para retomar as negociações, disse Little.

Os Estados Unidos, no entanto, continuarão mantendo um "diálogo" com o Paquistão e a saída dos especialistas negociadores não significa que Washington tenha dado por terminadas as negociações, acrescentou.

O Paquistão fechou sua fronteira aos comboios de abastecimento da Otan em novembro depois que um ataque aéreo frustrado americano matou 24 soldados paquistaneses.

"Isto não deve ser considerado um sinal de falta de vontade para manter o diálogo com os paquistaneses em relação a este assunto", disse o porta-voz, esclarecendo que os negociadores estão "preparados para voltar a qualquer momento".

Os membros da equipe começaram a deixar o país no final de semana e o restante dos negociadores pode voltar em breve aos Estados Unidos, segundo Little.

As declarações foram feitas depois de o chefe do Exército do Paquistão, general Ashfaq Kayani, ter se negado a participar na semana passada de uma reunião com o assistente do secretário de defesa americano, Peter Lavoy, que viajou ao Paquistão para tentar solucionar as divergências, indicaram autoridades.

Lavoy "tentava se reunir com o general Kayani para trabalhar o tema", indicou Little.

As vias de acesso através do Paquistão são importantes para a logística da Otan, que planeja uma retirada em grande escala das tropas e equipamentos de combate antes do fim de 2014.

Mas autoridades americanas rejeitaram até o momento as propostas do Paquistão de cobrar um pedágio de milhares de dólares por cada veículo da aliança que cruzar a fronteira.

Washington também se negou a emitir um pedido de desculpas explícito pelo ataque aéreo que matou os militares paquistaneses.

Com as rotas paquistanesas fechadas, a força da Ota, liderada pelos Estados Unidos teve que recorrer a voos de carga e a vias de abastecimento pelo norte negociadas com a Rússia e com uma rede de governos da Ásia Central e do Cáucaso.

Mas as rotas do norte são muito mais amplas e, portanto, mais caras do que as paquistanesas.

"Quanto mais opções tivermos disponíveis em meio a um importante esforço logístico como o de logística para a guerra no Afeganistão, melhor", disse Little.

"Como uma questão técnica, poderíamos em teoria fazer nosso trabalho sem as rotas terrestres de abastecimento. Seria melhor e menos custoso tê-las abertas", reiterou.

O estancamento das negociações coincide também com as declarações feitas na quinta-feira pelo secretário de Defesa americano, Leon Panneta, nas quais acusou Islamabad de não combater os insurgentes da rede Haqqani que operam no Paquistão e de atacar as tropas lideradas pelos Estados Unidos no vizinho Afeganistão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade