PUBLICIDADE

Estados Unidos

Foto de corpo de Bin Laden mostra grande ferida na cabeça

4 mai 2011 - 13h48
(atualizado às 15h13)
Compartilhar

A foto do corpo de Osama bin Laden cuja possibilidade de divulgação é estudada pela Casa Branca mostra o líder do grupo terrorista Al-Qaeda com um grande ferimento na cabeça e com perda de massa encefálica, informou nesta quarta-feira a rede de televisão americana CBS, que teve acesso à imagem.

info, infográfico, mapa, localização, bin laden, rts
info, infográfico, mapa, localização, bin laden, rts
Foto: Reuters

Na foto, que a Casa Branca qualificou ontem como "truculenta", pode ser visto o ferimento provocado por um projétil que acertou Bin Laden acima de seu olho esquerdo.

O líder da Al-Qaeda, segundo informações do governo americano, recebeu dois disparos à queima roupa ao oferecer resistência à prisão, embora estivesse desarmado, e foi atingido na cabeça e no peito.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que a publicação das fotos do corpo de Bin Laden pode ter um efeito "incendiário", o que pesa para que o governo ainda não tenha se decidido sobre sua divulgação. Carney pediu paciência aos meios de imprensa e garantiu que será tomada "a decisão apropriada".

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade