PUBLICIDADE

Estados Unidos

Forte terremoto não deixa vítimas nem danos na Colômbia

13 ago 2013 - 14h07
(atualizado às 14h09)
Compartilhar

O forte terremoto de magnitude 6,5 registrado nesta terça-feira no Oceano Pacífico, 99 quilômetros a noroeste do município de Nuquí, na Colômbia, não deixou vítimas, danos materiais nem provocou alerta de tsunami, afirmou o Serviço Geológico do país.

O terremoto ocorreu às 12h43 (horário de Brasília), a uma profundidade de 21 quilômetros. Anteriormente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos apontou que a magnitude havia sido de 6,7.

"Foi um tremor de magnitude 6,5 e foi localizado (no Oceano Pacífico) a 99 quilômetros do município de Nuquí, no departamento de Chocó", disse à Reuters por telefone o diretor da rede sísmica do Serviço Geológico Colombiano, Jaime Raigosa.

"Não temos alerta de tsunami, houve relatos de que foi sentido em vários departamentos do país, mas até o momento não temos registros de danos nem vítimas", detalhou o funcionário.

Um terremoto desta magnitude pode provocar danos graves em zonas densamente povoadas.

Na região onde o epicentro foi registrado, em frente ao departamento de Chocó, predominantemente florestal, não há grandes operações de petróleo nem de mineração.

Moradores de cidades do sudoeste e centro da Colômbia, como Cali, Pereira e Manizales, disseram que o tremor foi sentido com intensidade.

Em janeiro de 1999, a região cafeeira do centro da Colômbia foi sacudida por um terremoto de magnitude 6,2 que deixou 1.230 pessoas mortas, cerca de 5 mil feridas e 250 mil desabrigadas, a pior tragédia natural da história recente do país.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade