PUBLICIDADE

Estados Unidos

Fidel: EUA estão em "xeque-mate" em impasse nuclear

23 ago 2010 - 12h25
(atualizado às 12h43)
Compartilhar

O ex-líder cubano Fidel Castro afirmou que os Estados Unidos estão "em xeque-mate", ao falar sobre um eventual conflito nuclear, num debate com jornalistas cubanos realizado no domingo e repercutido hoje pela imprensa oficial de Cuba. "Os ianques estão em xeque-mate por mais inteligentes que sejam", afirmou Fidel numa conversa de duas horas com jornalistas, centrada em sua tese sobre a ameaça de uma guerra nuclear.

Fidel Castro reiterou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é quem tem a decisão de provocar ou não uma guerra nuclear, que em seu critério seria derivada de um conflito com o Irã. Fidel destacou a necessidade de convencer Obama a não causar um conflito atômico. Para o ex-líder cubano, a influência de países como Rússia, China, Colômbia e México pode ser decisiva nesse sentido.

O ex-líder cubano, que desde julho adverte sobre a possibilidade de um "holocausto nuclear" se os Estados Unidos e Israel atacarem o Irã, negou ser "catastrofista" em sua previsão. "Apoiar isto é quase uma vergonha", disse Castro ao ser consultado sobre as afirmações de que "estaria sendo catastrofista" com seu alerta pelas consequências globais de um conflito nuclear. "E as pessoas deveriam se envergonhar de sua ignorância. Se as pessoas têm vergonha de sua ignorância, elas aprendem. E se aprendem, há esperança" para evitar a guerra, disse ele.

Fidel indicou, segundo cálculos de especialistas, que no mundo existem entre 20 mil e 25 mil armas nucleares, mas que apenas 100 seriam necessárias para provocar um "inverno nuclear" global. O líder explicou com o exemplo de uma guerra entre Índia e Paquistão: "Apenas essa guerra entre países fracos nuclearmente poderia produzir este inverno", afirmou.

Ele citou analistas internacionais que temem que Israel inicie um conflito para forçar Washington a seguir seu exemplo. "Para Israel, o fato de os iranianos estarem perto de conseguir a bomba atômica é horrível, não importa quando. É intolerável para os israelenses. E essa é uma razão para atacar, se os ianques não atacarem antes", disse Fidel.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade