PUBLICIDADE

Estados Unidos

FBI descarta que carta a Obama tenha relação com explosões em Boston

17 abr 2013 - 14h37
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

O FBI descartou nesta quarta-feira que um envelope com uma "substância granulada", aparentemente ricina, enviado ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tenha relação com as explosões de segunda-feira na Maratona de Boston.

"Não há indicações de que haja uma ligação com o ataque em Boston", informou o FBI em comunicado no qual antecipou que ainda "podem ser recebidas mais cartas" como a remetida a Obama e as três enviadas ao Senado.

A carta impregnada de uma "substância granulada que deu positivo como ricina em um teste preliminar" foi interceptada em um escritório dos correios fora da Casa Branca, informou o FBI (polícia federal americana) em comunicado.

"O envelope, enviado ao presidente Obama, foi imediatamente posto em quarentena pelo pessoal do Serviço Secreto, e foi iniciada uma investigação coordenada com o FBI", disse a agência.

Obama foi informado na terça-feira sobre o ocorrido, e na manhã de hoje a respeito das cartas remetidas tanto a ele como ao senador republicano Roger Wicker, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"Isso não afetou de nenhuma forma as operações da Casa Branca, nem chegou em absoluto perto do presidente", disse Carney.

O FBI informou, além disso, que os filtros de um segundo escritório de revisão de correio dirigido à Casa Branca também "deram positivo para ricina nesta manhã", por isso o correio dessas instalações está sendo submetido a testes.

A agência federal explicou que sempre que é encontrado um "pó suspeito" em um escritório de correio, "são feitos exames", e que estes "podem produzir resultados inconsistentes".

"Só uma análise completa efetuada em um laboratório credenciado pode determinar a presença de um agente biológico como a ricina", ressaltou. "Esses testes estão sendo realizados e geralmente levam entre 24 e 48 horas", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade