PUBLICIDADE

Estados Unidos

FBI confirma morte de um dos "terroristas mais procurados"

Recompensa pela captura de Bin Hir era de 5 milhões de dólares; ele foi morto nas Filipinas pela polícia local

1 abr 2015 - 18h56
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Aviso de procurado no site do FBI para&nbsp;Zulkifli bin Hir</p>
Aviso de procurado no site do FBI para Zulkifli bin Hir
Foto: FBI / Reprodução

A Polícia Federal norte-americana confirmou, nesta quarta-feira (1), que Zulkifli bin Hir, um dos "terroristas mais procurados" em sua lista, foi morto numa ofensiva nas Filipinas, em janeiro.

O Departamento de Estado norte-americano oferecia 5 milhões de dólares pela prisão de Bin Hir, um membro malaio do grupo militante Jemaah Islamiah, ligado à Al Qaeda, que esteve por trás de numerosos ataques a bomba nas Filipinas.

Os investigadores disseram que tiveram dificuldades para confirmar a morte de Bin Hir porque ele foi morto num ataque que não deu certo e deixou 44 policiais mortos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Anteriormente, o FBI havia informado que havia identificado partes de corpos na cena do crime que acreditava pertencerem a Bin Hir, por causa de uma ligação de DNA entre os restos corporais e um dos seus irmãos.

Três anos atrás, o Exército filipino informou que Bin Hir morreu num ataque aéreo, mas ele reapareceu novamente no ano passado em Mindanao, sob a proteção de um grupo dissidente, a Frente Moro de Libertação Islâmica.

Em comunicado, o diretor-assistente em exercício do escritório do FBI em Los Angeles, David Bowdich, disse que a agência retirou agora Bin Hir de sua lista de terroristas mais procurados e agradeceu à polícia das Filipinas.

"Mais uma vez, os homens e mulheres do FBI expressam sinceras condolências aos corajosos oficiais da Força de Ação Especial que perderam suas vidas durante a tentativa de deter esse perigoso fugitivo", disse Bowdich.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade