PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA vão se reunir com Taliban para discutir paz no Afeganistão

18 jun 2013 - 17h28
(atualizado às 17h40)
Compartilhar

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que vão se reunir nesta semana com o Taliban para discutir a busca pela paz no Afeganistão, onde forças norte-americanas e insurgentes travam uma custosa guerra há 12 anos.

O Taliban inaugurou um escritório em Doha, capital do Catar, para contribuir com as negociações e disse que deseja uma solução política que traga um governo justo e acabe com a ocupação estrangeira no Afeganistão.

Um alto funcionário dos Estados Unidos disse que as discussões começarão na quinta-feira em Doha, mas o presidente norte-americano, Barack Obama, alertou contra expectativas de um progresso rápido ou fácil.

"Este é um importante primeiro passo rumo à reconciliação; embora seja um passo muito preliminar", disse Obama após reunião do G8 em Enniskillen, na Irlanda do Norte. "Antevemos que haverá vários solavancos no caminho."

Autoridades dos EUA disseram que a delegação norte-americana em Doha vai insistir para que o Taliban rompa seus vínculos com a Al Qaeda, suspenda a violência e aceite a Constituição afegã, incluindo as proteções a mulheres e minorias.

Essas fontes também disseram que será a primeira reunião dos EUA com o Taliban em vários anos. A expectativa é de que envolva um intercâmbio de pautas, seguida por outra reunião uma ou duas semanas depois, para discutir os próximos passos.

Um funcionário dos EUA disse que em alguns dias o Taliban deve se reunir também com o Alto Conselho de Paz, instituído pelo presidente afegão, Hamid Karzai, para representar o Afeganistão nessas negociações.

Ao inaugurar seu escritório no Catar, o Taliban disse que buscará uma solução política para seu conflito, mas que não havia datas definidas para reuniões.

(Reportagem adicional de Mirwais Harooni, em Cabul; de Saud Mehsud, em Dera Ismail Khan; de Amena Bakr e Yara Bayoumy, em Dubai; de Jeff Mason, em Enniskillen; de Phil Stewart, em Washington)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade