PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: tribunal revisará execução de preso com malformação

22 mai 2014 - 01h30
(atualizado às 01h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Bucklew pediu que câmeras fossem disponibilizadas para gravar sua execução, o que lhe foi negado
Bucklew pediu que câmeras fossem disponibilizadas para gravar sua execução, o que lhe foi negado
Foto: Departamento Penitenciário do Missouri / AP

A Suprema Corte dos Estados Unidos pediu nesta quarta-feira que uma instância inferior revise a execução de Russell Bucklew, que estava prevista para a madrugada desta quinta-feira no Missouri e foi motivo de controvérsia devido à alegação de que a injeção letal poderia causar sofrimento excessivo no réu, que sofre de malformação congênita.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/pena-de-morte/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/pena-de-morte/">veja o infográfico</a>

A Suprema Corte reafirmou nesta quarta-feira a decisão de suspender a execução ordenada na noite de ontem por um de seus juízes, Samuel Alito, informou a imprensa local. A lei determina que o Estado tem 24 horas para realizar uma execução prevista, por isso, caso os tribunais decidam autorizar o justiçamento, este deve ser marcado em outra data.

"Estamos extremamente aliviados e satisfeitos com esta decisão. Agora a Corte de Apelações do Circuito 8 (a instância que deverá rever o caso) poderá escutar as alegações de Bucklew sobre a longa e dolorosa execução que sofreria devido a sua malformação", disse em comunicado uma das advogadas do réu, Cheryl Pilate.

Nas horas anteriores à execução, diferentes instâncias judiciais se pronunciaram em sentidos opostos sobre a execução do réu, que tinha voltado a ser autorizada por um tribunal federal de Apelações antes da decisão da Suprema Corte de suspendê-la.

A Corte de Apelações do Circuito 8 anulou a suspensão temporária que três de seus membros tinham decidido horas antes por temerem que a injeção provocasse grande sofrimento ao réu devido a sua malformação congênita. Essa suspensão, por sua vez, aconteceu pouco depois que um tribunal federal do distrito se negou a adiá-la e após a rejeição do governador do Missouri, Jay Nixon, aos pedidos de clemência.

Após ser anunciada a suspensão, o escritório do procurador-geral de estado, Chris Koster, recorreu da decisão com o argumento de que essa disposição judicial era conflitante com sentenças anteriores da Suprema Corte.

A Corte de Apelações decidiu anular a suspensão da execução apesar de ter considerado em sua resolução anterior que "as inquestionáveis evidências médicas demonstram que há uma probabilidade suficiente de que (o réu) sofra dor desnecessária (com a injeção letal) e um sofrimento maior do que o constitucionalmente aceitável em todas as execuções".

A advogada do condenado, Cheryl Pilate, recorreu então da decisão na Suprema Corte, após ter alegado que seu cliente sofre de malformação congênita nos vasos sanguíneos da cabeça, rosto e garganta, o que lhe causam hemorragias.

Segundo Pilate, devido a esse problema, as substâncias da injeção letal poderiam não circular bem pelas veias do preso e lhe causar dor, o que contradiz o mandato constitucional que proíbe os castigos cruéis.

Caso aconteça a execução de Bucklew, esta será a primeira nos Estados Unidos depois do justiçamento de Clayton Lockett, que não ocorreu conforme deveria e o réu morreu de um ataque cardíaco 40 minutos após receber a injeção letal no final de abril.

Essa execução reacendeu o debate sobre a pena de morte e, especialmente, sobre o sigilo relativo à combinação de substâncias usadas na injeção letal, que - segundo os críticos - podem causar sofrimento excessivo ao condenado. O Missouri é um dos Estados que utiliza injeções de pentobarbital e mantém em segredo a origem e a combinação dos medicamentos administrados nas execuções.

Bucklew pediu que câmeras fossem disponibilizadas para gravar sua execução, o que lhe foi negado, segundo as organizações de defesa dos condenados à morte. "Se os funcionários do Missouri têm confiança suficiente para realizar a execução de Russell Bucklew, deveriam também tê-la para gravá-la em vídeo", disse a advogada do réu na semana passada ao apresentar essa solicitação em nome de seu cliente.

Bucklew foi condenado à morte por assassinar em 1996 o namorado de sua ex-mulher, a quem sequestrou e violentou, e atirar em um agente após uma perseguição policial.

Apedrejado ou pisoteado por elefantes. Veja 10 tipos de pena de morte Apedrejado ou pisoteado por elefantes. Veja 10 tipos de pena de morte

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade