PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: tornados mataram 18 pessoas no final de semana

3 jun 2013 - 22h40
(atualizado às 22h51)
Compartilhar

Os tornados que atingiram o centro-sul dos Estados Unidos neste final de semana, especialmente o estado de Oklahoma, mataram 18 pessoas, incluindo três 'caçadores de tempestades', revela o último boletim das autoridades, divulgado nesta segunda-feira.

Ventos devastadores acompanhados de fortes chuvas provocaram a morte de 18 pessoas, incluindo seis crianças, quinze dias após um tornado gigantesco matar 24 pessoas e deixar 377 feridos na localidade de Moore, periferia de Oklahoma City, informou o instituto médico legal do estado.

Os 'caçadores de tempestade' Tim Samaras, seu filho Paul e Carl Young morreram ao ser pegos por um dos tornados que atingiram El Reno, a oeste de Oklahoma City, neste final de semana, segundo a direção do projeto Tactical Weather Instrumented Sampling in Tornadoes Experiment (Twistex).

Samaras, de 55 anos, era conhecido por ter desenvolvido instrumentos científicos que permitiram observar pela primeira vez como é o interior de um tornado. Também criou procedimentos para a pesquisa e previsão dos furacões.

As ferragens do veículo utilizado pelos três homens ficaram espalhadas por uma área de 800 metros quadrados, revelou o policial Chris West à AFP.

Com cerca de 1.200 tornados por ano, os Estados Unidos são o país que mais sofre com a quantidade destes fenômenos no mundo. Os tornados são particularmente frequentes nos estados das grandes planícies - o "tornado alley" - um corredor no centro do país onde as massas de ar frio e quente se encontram.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade