PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: tornados deixam ao menos 6 mortos e 100 feridos no Texas

16 mai 2013 - 02h14
(atualizado às 15h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 14 estão desaparecidas após a passagem de vários tornados na noite de ontem pela cidade de Granbury e seus arredores, no Texas, informou o xerife do condado de Hood, Roger Deeds.

Os tornados causaram graves danos materiais nas casas e infraestruturas da região e pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, das quais 28 tiveram que ser atendidas em um hospital local, indicou o funcionário.

Segundo o jornal The Dallas Morning News, alguns dos feridos se encontram em estado muito grave e, por isso, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

Câmera flagra passagem de tornado que causou mortes nos EUA:

Os tornados acompanharam as fortes tempestades que atingiram ontem o norte do Estado do Texas. O Sistema Meteorológico Nacional dos EUA assinalou que pelo menos 10 tornados chegaram a tocar na terra, enquanto a polícia local ressaltou que a zona mais afetada pelos ventos dos tornados foi a conhecida como Rancho Brazos e algumas áreas próximas ao Lago Granbury, informou a CBS.

De acordo com a emissora americana, os residentes de um zona conhecida como Rancho Decordova também tiveram que ser evacuados devido a um vazamento de gás ocasionado por uma tempestade. Por sua parte, o xerife do condado explicou que havia aproximadamente 110 casas na principal região afetada.

O funcionário ressaltou que os danos causados pelos tornados tinham transformado a população e os arredores "em uma zona de guerra". Para atenuar a situação, a Cruz Vermelha Americana instalou vários refúgios para acomodar os desabrigados.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, outro tornado, de 1,6 quilômetros de diâmetro, foi registrado em Cleburne, a cerca de 25 quilômetros ao sudeste de Granbury. Dezenas de casas ficaram destruídas nesta cidade, embora as autoridades não tenham confirmado a existência de vítimas.

Um terceiro tornado afetou a pequena cidade de Millsap, situada a 65 quilômetros ao oeste de Fort Worth, também no Texas, onde várias casas também ficaram destruídas.

Há relatos de danos em vários condados, como Hood, Tarrant, Dallas e Parker. Equipes de emergência já se dirigiram aos locais para providenciar abrigos e ajudar com possíveis evacuações.

Com informações da CNN e EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade