PUBLICIDADE

Estados Unidos

Americanos têm 'dívida de gratidão' com Snowden, diz fundador do WikiLeaks

11 ago 2013 - 12h55
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Os americanos têm uma dívida de gratidão ao ex-consultor da inteligência dos EUA, Edward Snowden, porque ele levou o presidente Barack Obama a prometer uma revisão da vigilância secreta, disse o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. O australiano disse que o presidente dos EUA "validou o papel de Edward Snowden como denunciante" ao anunciar planos em que prometeu supervisão e transparência.

"Hoje, foi uma vitória para Edward Snowden e seus muitos defensores," disse Assange no sábado em comentários publicados em seu site australiano. "Como Snowden disse, sua maior preocupação era que ele fizesse a denúncia e a mudança não acontecesse", afirmou. "As reformas estão tomando forma e, portanto, o presidente e a população dos Estados Unidos e de todo o mundo têm uma dívida de gratidão com Edward Snowden."

Semans depois de Snowden vazar detalhes de como os EUA espionavam ligações pessoais e o uso privado da internet, Obama foi firme em negar qualquer abuso, mas reconheceu que ele precisava responder às preocupações crescentes. Snowden, que fugiu para a Rússia, revelou alguns dos aspectos da vigilância dos EUA a pesquisas na internet e gravações telefônicas.

Obama, que cancelou um encontro com o presidente russo Vladimir Putin - em parte pela decisão da Rússia de conceder asilo ao ex-consultor de 30 anos -, insistiu que ele sempre tentou evitar abusos no programa de fiscalização. "Eu não acho que o Sr. Snowden foi um patriota," disse Obama.

Assange disse que, se não fosse pelas revelações de Snowden, ninguém saberia sobre os programas e nenhuma reforma teria acontecido. Ele criticou o tratamento do governo Obama aos denunciantes.

Assange está na embaixada do Equador em Londres por mais de um ano depois de pedir asilo ao país para evitar sua extradição para a Suécia, onde é acusado de supostos abusos sexuais contra duas mulheres.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade