PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: réu do massacre de Fort Hood fará autodefesa na corte marcial

3 jun 2013 - 21h04
(atualizado às 21h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça autorizou nesta segunda-feira o major Nidal Hasan, 42 anos, psiquiatra do Exército americano, a se defender no julgamento pelo qual pode ser condenado à pena capital. Ele é acusado de matar 13 pessoas, em 2009, em um ataque a tiros em uma base do Exército no Texas. Hasan também é acusado de ter ferido outras 32 pessoas no massacre de Fort Hood.

Com a decisão judicial anunciada hoje, ele poderá inquirir as pessoas convocadas para testemunhar ao longo do processo, incluindo as vítimas. A seleção do júri começa nesta quarta-feira, e o julgamento está previsto para iniciar em 1º de julho.

A juíza militar, coronel Tara Osborn, concordou em permitir que Hasan faça a própria defesa, depois que um médico da corporação confirmou que ele tem condições de lidar com o estresse físico. Hasan ficou paralítico depois de ter sido atingido por um tiro da polícia, quando os oficiais tentavam detê-lo.

De acordo com Osborn, a equipe de defesa atuará na assessoria e aconselhamento a Hasan durante o processo. "É altamente incomum e extremamente raro para um acusado fazer a própria defesa em um julgamento de assassinato, passível de pena capital, em uma corte marcial", comentou Morris Davis, professor de Direito na Howard University e coronel da reserva da Força Aérea.

"É sempre um erro para qualquer um se representar", disse o defensor público Gerald Zerkin, que representou Zacarias Moussaoui depois que um juiz determinou que ele não poderia mais se defender das acusações de ajudar a planejar os ataques do 11 de Setembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade