PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA reconhecem que mataram 4 cidadãos americanos com drones

23 mai 2013 - 02h54
(atualizado às 08h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A admnistração de Obama reconheceu pela primeira vez que matou quatro cidadãos americanos em operações antiterroristas pelo mundo desde 2009. Em carta enviada ao Congresso pelo procurador-geral Eric H. Holder Jr. não foram detalhadas as motivações do governo para suspeitar de seus cidadãos. As informações são do The Washington Post.

Três das quatro mortes ocorreram em ataque de drones da CIA no Iêmen, em 2011: Samir Khan, Anwar al-Awlaki e um jovem de 16 anos. O quatro - Jude Kennan Mohammad, natural da Flórida - foi assassinado no Paquistão, em uma operação até então desconhecida.

A carta foi divulgada um dia antes de um discurso programado pelo presidente Obama, que deve se comprometer a tornar suas políticas antiterrorismo mais transparentes. 

Além das quatro mortes, Holder escreveu que Obama aprovou um documento de política global do Congresso, concluído após mais de um ano, que codifica padrões e processos da administração para o seu programa de assassinato seletivo e captura de suspeitos de terrorismo fora de zonas de guerra.

Aproximadamente 400 ataques com drones foram realizados em regiões como Paquistão, Iêmen e Somália durante o governo de Obama. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade