PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA reabrem embaixadas fechadas por alerta de segurança

11 ago 2013 - 12h46
(atualizado às 13h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Algumas das embaixadas americanas fechadas no dia 4 de agosto por um alerta de segurança envolvendo a Al-Qaeda reabriram neste domingo, enquanto outras permaneceram fechadas devido aos feriados muçulmanos que marcam o fim do mês sagrado do Ramadã.

A embaixada de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, e o consulado americano em Dubai reabriram, já que o feriado que marca o fim do mês de jejum chegou ao fim no país.

A embaixada na Líbia também reabriu neste domingo.

Na Arábia Saudita, a embaixada em Riad e os consulados em Jidá e Dhahran permaneceram fechados, assim como a embaixada americana no vizinho Qatar. Elas devem reabrir no dia 14 de agosto, quando os feriados terminarem nestas duas nações.

No Bahrein e no Kuwait, as embaixadas americanas devem reabrir na segunda-feira.

Washington fechou as suas missões no Oriente Médio e na África na semana passada, depois de um alerta de segurança.

Comunicações interceptadas teriam captado mensagens eletrônicas entre o chefe da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, e o líder da rede radical islâmica na Península Arábica (cuja sede encontra-se no Iêmen), Nasser al-Wuhayshi.

Nestas mensagens, Al-Zawahiri ordenava a organização de atentados a partir de domingo passado.

Os Estados Unidos informaram na sexta-feira que todas as embaixadas fechadas seriam reabertas nesta semana, com exceção da missão no Iêmen.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade