PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA querem que Parlamento afegão seja convocado rápido

21 jan 2011 - 19h20
(atualizado às 21h38)
Compartilhar

Os Estados Unidos pediram que a convocação do Parlamento afegão ocorra "o quanto antes", após o presidente Hamid Karzai decidir adiá-la por um mês.

"Estamos tentando resolver isto, mas nos manifestamos, assim como a ONU, a favor de que o Parlamento deva ser convocado o quanto antes", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, em uma coletiva de imprensa.

Os Estados Unidos "tentam resolver" a situação em Cabul mediante seu embaixador no país centro-asiático, Karl Eikenberry, disse o porta-voz americano.

Washington apoia "a forte declaração" feita nesta sexta-feira pela missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama), que garantiu sentir-se "profundamente preocupada e surpresa" com o atraso de um mês na convocação do Parlamento anunciado por Karzai.

O presidente afegão, Hamid Karzai, adiou na quarta-feira em um mês, a pedido da justiça, a convocação, prevista para o domingo, da Assembleia Nacional criada após as controversas eleições legislativas de setembro, anunciou a presidência.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade