PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA publicarão foto do corpo de Bin Laden, diz CIA

3 mai 2011 - 20h38
(atualizado às 21h15)
Compartilhar

O diretor da CIA (agência de Inteligência americana), Leon Panetta, disse nesta terça-feira não ter dúvidas de que cedo ou tarde o governo dos Estados Unidos decidirá publicar uma foto do corpo do terrorista Osama bin Laden, morto em uma operação militar neste fim de semana no Paquistão.

Casa onde morreu Bin Laden atrai curiosos e é isolada:

"O governo esteve claramente discutindo sobre como fazê-lo melhor, mas não acredito que haja dúvidas de que, em última instância, uma fotografia será mostrada ao público", afirmou Panetta em entrevista à rede de televisão NBC. A entrevista com o responsável da agência de Inteligência dos EUA irá ao ar nesta noite, mas alguns trechos já foram antecipados.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, reconheceu nesta terça-feira, durante sua entrevista coletiva diária, que a publicação das fotos do corpo de Bin Laden poderia ter um efeito "incendiário", o que representa um dos fatores para o governo americano decidir se divulga ou não as imagens.

Carney revelou que outro dos fatores é que essas fotografias são muito "truculentas". Ele pediu paciência à imprensa. "Estamos analisando a situação e tomaremos a decisão apropriada".

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade