PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA propõem ampliar sanções contra Coreia do Norte

21 jan 2013 - 22h10
(atualizado às 22h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos submeteram, nesta segunda-feira, aos outros 14 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas um projeto de resolução para ampliar as atuais sanções contra a Coreia do Norte, após o lançamento de um míssil por Pyongyang no dia 12 de dezembro, informaram fontes diplomáticas.

Washington espera que o texto que foi duramente negociado com a China, aliada da Coreia do Norte, seja adotado nos próximos dias. "Os Estados Unidos circularam o projeto de resolução hoje, depois de terem obtido o acordo com a China", disse nesta segunda-feira à AFP um diplomata na ONU. "A votação será realizada provavelmente na quarta-feira".

Em dezembro, justamente após o lançamento do míssil, o Conselho de Segurança tinha simplesmente "condenado" o fato e anunciado que haveria negociações para encontrar uma "resposta apropriada". Apoiado por Japão e Coreia do Sul, Washington impulsionou a adoção de novas sanções contra o regime comunista, enquanto a China defendia uma reação "prudente" do Conselho.

Segundo os Estados Unidos e seus aliados, no mês passado a Coreia do Norte realizou o lançamento de um míssil balístico de longo alcance, que alegou ser um satélite de uso civil. Em resoluções de 2006 e 2009, a ONU proibiu a Pyongyang toda e qualquer atividade nuclear ou balística.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade