PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: polícia detalha perseguição a irmãos suspeitos de ataques

21 abr 2013 - 19h43
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia dos Estados Unidos deu detalhes da caçada aos irmãos suspeitos do ataque a bombas na Maratona de Boston. Segundo a corporação, Tamerlan Tsarnaev foi aparentemente morto atropelado pelo irmão, Dzhokar, 19 anos, que havia roubado um carro para fugir da polícia, na manhã da sexta-feira, nos Estados Unidos. As informações são do site do jornal The Boston Globe.

Tamerlan foi declarado morto aos 26 anos, após confronto com policiais em Watertown. O irmão mais novo foi preso ferido após se esconder em um pequeno barco no quintal de uma casa da cidade. A polícia acredita que os dois plantaram bombas feitas com panelas de pressão na chegada da maratona. As explosões mataram três pessoas e feriram mais de 170.

Segundo Ed Deveau, chefe de polícia de Watertown, os irmãos roubaram o carro de um homem em Cambridge e o deixaram fugir ileso, mas o celular da vítima continuou dentro do veículo. A polícia usou o sinal do aparelho para descobrir que os dois estavam em Watertown.

Um oficial de polícia viu os irmãos em dois carros - um Honda Civic e um SUV Mercedes. Os dois teriam saído dos carros e começado a atirar no policial, quando mais cinco agentes chegaram ao local. Segundo Deveau, foram disparados mais de 200 tiros, talvez 300.

Jennings Aske, morador da avenida Laurel, onde ocorreu o tiroteio, disse ao jornal ter presenciado a cena pela janela de sua casa. "Eu vi ele lá atirando na polícia", disse o morador. "Quando ele atirava, tinha um flash de luz. Eu podia ouvir a arma atirando. Foi terrível."

Aske disse que viu uma caminhoneta da polícia chegar e derrubar algumas latas de lixo quando parou em cima da calçada. Em seguida, o SUV Mercedes escuro saiu em disparada e duas ou três explosões ocorreram, uma delas fez sua casa tremer. Conforme o morador, em um instante a rua ficou tomada de policiais.

A polícia afirma que os irmãos haviam detonado outra bomba de panela de pressão e jogado cinco granadas caseiras, sendo que três explodiram. Alguns minutos depois, Tamerlan caminhou em direção aos policiais, disparando até ficar aparentemente sem balas. Os agentes se preparavam para algemá-lo, quando o irmão mais novo acelerou o Mercedes contra eles. O mais velho foi arrastado para baixo do carro.

Dzhokar abandonou o SUV logo em seguida em uma rua próxima e fugiu a pé. O policial de trânsito Richard H. Donohue Jr. foi baleado durante o tiroteio. Aske continuou a observar a cena da janela de casa durante horas e afirma que a polícia usou um robô para vasculhar o Civic abandonado, aparentemente devido à possibilidade de mais explosivos estarem no carro. A autópsia médica que determinará a causa da morte de Tamerlan ainda não foi divulgada.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade