PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA permitirão entrada de presidente do Iêmen para tratamento

26 dez 2011 - 23h35
(atualizado em 27/12/2011 às 00h58)
Compartilhar

O governo americano permitirá que o presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, ingresse no país para receber tratamento médico, segundo indicaram nesta segunda-feira fontes da administração de Barack Obama ao diário The New York Times. Saleh pode aterrissar em Nova York no final desta semana para ser hospitalizado em um centro médico dessa cidade, onde será tratado dos ferimentos provocados por um atentado a bomba em junho, numa mesquita dentro do complexo presidencial em Sana.

Segundo o diário, as autoridades americanas debateram muito sobre a conveniência de acolher o autoritário líder iemenita, que respondeu aos protestos populares contra si com uma dura repressão dirigida pelas forças de segurança. O presidente iemenita declarou no último sábado que planejava deixar o Iêmen enquanto são organizadas as eleições de 21 de fevereiro, que abrirão um processo de transição após três décadas do regime de Saleh.

Segundo o New York Times, Washington acredita que receber Saleh não irá interferir no processo eleitoral do Iêmen, ao tempo que limitará o número de pessoas que poderão viajar com ele. No entanto, o governo americano segue cauteloso, já que o fato de acolher Saleh pode alimentar queixas da oposição iemenita, que deseja que o líder seja julgado e condenado no Iêmen.

Homem segura um lançador RPG-7. Nesta sexta-feira, uma caravana atravessou o deserto do Iêmen em protesto a favor do julgamento do presidente Ali Abdullah Saleh
Homem segura um lançador RPG-7. Nesta sexta-feira, uma caravana atravessou o deserto do Iêmen em protesto a favor do julgamento do presidente Ali Abdullah Saleh
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade