PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: passagem de novo tornado deixa ao menos 24 mortos em Oklahoma

A imprensa americana chegou a noticiar 91 vítimas, mas as autoridades revisaram o número

20 mai 2013 - 20h56
(atualizado em 21/5/2013 às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O saldo da passagem de um novo e devastador tornado pela região do Estado de Oklahoma nesta segunda-feira é de pelo menos 24 mortes, entre elas nove crianças, e dezenas de feridos. Desde o fim de semana a região central dos Estados Unidos vem sendo afetada por fortes ventos, que já haviam vitimado fatalmente pelo menos seis pessoas no Texas e duas no próprio Oklahoma.

O balanço prévio de 91 mortos (sendo ao menos 20 crianças, sete delas da escola primária Plaza Towers), informado por grandes redes de notícias americanas como CNNABC e NBC, foi revisado posteriormente pelas autoridades locais.

Imagens da transmissão do canal KFOR mostraram a região metropolitana de Oklahoma City, capital do Estado de Oklahoma, completamente devastada. Veem-se quilômetros de áreas residenciais e escolas completamente arrasadas e com incêndios em muitas das casas, especialmente nos núcleos de Newcastle e Moore, ambos ao sul de Oklahoma City.

Equipes de socorristas trabalham nos escombros que cobrem quase toda a cidade. Estima-se que muitas pessoas ainda estejam sob os destroços, e o número de mortos pode aumentar. As últimas informações indicam que pelo menos 145 pessoas deram entrada em hospitais após a passagem do tornado. Dentre estas, 70 seriam crianças. Um caso especialmente crítico recai sobre a escola primária Plaza Towers, onde a ação dos ventos foi particularmente devastadora.

"A cidade inteira parece um campo de escombros", disse à NBC o prefeito de Moore, Glenn Lewis, aparentando estar completamente abatido com a situação.

"Sabemos que há um grande número de feridos. Sabemos que perdemos muitas infraestruturas nesta comunidade e em todo o Estado", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, sobre o tornado.

"Há muitas medidas de segurança, tubulações de gás, cabos de energia elétrica que devemos revisar, mas não podemos fazer muito no momento", explicou o chefe de polícia Jerry Sillings durante a madrugada, em uma referência às dificuldades das equipes de emergência de trabalhar no escuro. Apesar dos problemas, Sillings disse que as buscas nos escombros prosseguiram durante toda a noite.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou por telefone com a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, para expressar sua preocupação pelo ocorrido e por todos os afetados, segundo a Casa Branca. Em 1999, outro tornado afetou Moore, destruiu parte da cidade e matou 41 pessoas.

Ventos de até 320 km/h

O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) informou, em relação a suas primeiras estimativas, que o tornado atingiu a categoria EF4 - a segunda mais alta -, com ventos de até 320 km/h.

Tornado destrói casas e prédios em Oklahoma, nos EUA:

Este imenso tornado chegou poucas horas depois que, na madrugada de domingo, outros tornados sacudiram o Estado e causaram a morte de pelo menos duas pessoas, além de deixar quase 30 feridas e 300 casas destruídas. Nos últimos dias, fortes tempestades sacodem a região central dos EUA, na qual nascem os tornados, e o alerta das autoridades se estende por uma vasta área que compreende desde o Texas, ao sul, até a zona dos Grandes Lagos, ao norte.

O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5%. A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira lembra os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.

Com informações das agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade