PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: Obama e ex-presidentes prestigiam homenagem a Bush no Texas

25 abr 2013 - 13h47
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Da esquerda à direita: Barack Obama, George Bush, Bill Clinton, George H. W. Bush e Jimmy Carter
Da esquerda à direita: Barack Obama, George Bush, Bill Clinton, George H. W. Bush e Jimmy Carter
Foto: AP

Presidente durante o pior episódio de segurança nacional da história dos Estados Unidos, George W. Bush foi homenageado nesta quinta-feira no Texas com a inauguração de uma biblioteca no campus da Southern Methodist University, em Dallas. Estiveram presentes ao evento Barack Obama e seus colegas ex-mandatários Bill Clinton e Jimmy Carter e George H. W. Bush.

Bush, governador do Texas de 1995 a 2000, foi presidente dos Estados Unidos durante dois mandatos, de 2001 a 2009. Sua presidência, hoje amplamente contestada e criticada, foi marcada pelos atentados terroristas de 11 de setembro, ocorridos ainda no primeiro ano de seu governo, que levaram à invasão do Afeganistão. A era Bush também foi marcada pela igualmente controvertida invasão do Iraque, em 2003, sob a alegação da posse de armas nucleares por Saddam Hussein.

Tony Blair, ex-premiê britânico, cumprimenta Dick Cheney, vice-preisdente da era Bush
Tony Blair, ex-premiê britânico, cumprimenta Dick Cheney, vice-preisdente da era Bush
Foto: AP

"Conhecemos George Bush, é um bom homem", disse Obama, destacando a "compaixão" e a "generosidade" do ex-mandatário. Aos 66 anos, desde que deixou a Casa Branca em janeiro de 2009 em plena recessão econômica, Bush manteve perfil discreto, dedicando tempo à promoção de causas sociais através de seu instituto, assim como a sua família, à pintura, ao golfe e a passeios em sua bicicleta.

Estiveram presentes aos eventos a atual primeira-dama, Michelle Obama; sua ex-colega, Laura Bush; e Hillary Clinton, mulher de Bill Clinton, ex-secretária de Estado e nome aventado para a presidência americana. Tony Blair, aliado e premiê do Reino Unido à época da presidência de Bush, e Dick Cheney, ex-vice-presidente americano de 2001 a 2009, também prestigiaram a homenagem.

Com informações da AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade