PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA negam visto a novo embaixador do Irã na ONU

País é, a princípio, obrigado a conceder vistos aos diplomatas da ONU, mas é possível ocorrer exceções

11 abr 2014 - 15h11
(atualizado às 15h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Casa Branca, em Washington</p>
Casa Branca, em Washington
Foto: Wikimedia

Os Estados Unidos não concederão vistos ao novo embaixador iraniano na ONU, Hamid Abutalebi, por seu suposto papel na tomada de reféns da embaixada americana em Teerã em 1979, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira.

"Informamos às Nações Unidas e ao Irã que não concederemos visto para o senhor Abutalebi", declarou Jay Carney, porta-voz do Executivo americano.

Os Estados Unidos são, a princípio, obrigados a conceder vistos aos diplomatas deste organismo, mas é possível ocorrer exceções.

Na quarta-feira, o chefe da diplomacia iraniana, Mohmammad Javad Zarif, considerou totalmente inaceitável a eventual rejeição deste pedido de visto, e defendeu a candidatura de Abutalebi como a de um dos diplomatas iranianos "mais experientes e racionais".

Abutalebi, que ocupou cargos nas representações do Irã na Austrália, Itália e Bélgica, é considerado próximo aos setores reformistas de seu país e ao presidente moderado Hassan Rohani.

O diplomata negou reiteradamente sua participação na tomada de reféns de novembro de 1979, quando estudantes que haviam deposto o xá, favorável às potências ocidentais, ocuparam a embaixada dos Estados Unidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade