PUBLICIDADE

Europa

EUA monitoravam telefone de Merkel há mais de 10 anos, diz revista

26 out 2013 - 16h45
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem de arquivo mostra Merkel usando o telefone antes de uma reuni&atilde;o da UE em Bruxelas</p>
Imagem de arquivo mostra Merkel usando o telefone antes de uma reunião da UE em Bruxelas
Foto: Yves Herman / Reuters

Os Estados Unidos podem ter grampeado o telefone de Angela Merkel por mais de 10 anos, de acordo com reportagem publicada neste sábado, que também informou que o presidente americano, Barack Obama, disse à líder alemã que teria suspendido a ação se soubesse antes. A indignação da Alemanha sobre denúncias de escutas sobre Merkel pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA levou à convocação do embaixador americano nesta semana, pela primeira vez, numa crise diplomática pós-guerra sem precedentes.

A revista Der Spiegel informou que o telefone celular de Merkel estava na lista do serviço de coleta especial da NSA desde 2002 - conhecido como "GE chanceler Merkel" - e ainda continuava nela semanas antes de Obama visitar Berlim, em junho. Citando comunicado do serviço de coleta, a revista informou que a agência "não tinha legalmente registro de ramos de espionagem" na embaixada dos EUA em Berlim e a exposição levaria a "danos graves para as relações dos Estados Unidos com o outro governo".

A revista, citando um documento secreto de 2010, informou que tais ramos existiam em cerca de 80 localidades ao redor do mundo, incluindo Paris, Madrid, Roma, Praga, Genebra e Frankfurt. A publicação informou ainda que não estava claro se o serviço de coleta tinha gravado conversas ou apenas os dados de conexão.

Obama se desculpou com Merkel quando ela ligou para ele na quarta-feira para pedir esclarecimentos sobre o assunto, escreveu a Der Spiegel, citando uma fonte do gabinete de Merkel.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade