PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: kit médico "sinistro" é destaque no aniversário de batalha

29 mai 2013 - 10h54
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos se preparam para comemorar os 150 anos da Batalha de Gettysburg, que marcou a guerra civil americana. Uma grande exposição exibirá em Gettysburg, no Estado da Pensilvânia, múltiplos artefatos utilizados durante a batalha, que ocorreu entre 1 e 3 de julho de 1983. Entre os objetivos, destaca-se um "sinistro" kit médico utilizado pelos cirurgiões no palco dos conflitos, informa o jornal britânico Daily Mail. 

Com cerca de 51 mil vítimas - das quais 7,5 mil morreram - para tratar nos três intensos dias de batalha, os cirurgiões da guerra civil com frequência tinham a serra de amputação como instrumento favorito. 

Uma grande serra, facas, ganchos para remover o tecido e um torniquete para ajudar a estancar o sangramento faziam parte do kit. 

Apesar das condições precárias e da falta de esterilização e de antibióticos em larga escala, 75% dos soldados feridos sobreviviam à cirurgia. Um fator positivo é que à época os médicos já tinham acesso a anestésicos, introduzidos no campo de batalha na década de 1840. 

A Batalha de Gettysburg, em julho de 1863, é considerado um marco na Guerra Civil americana. Ela marca a virada das tropas do norte dos Estados Unidos sobre os rebeldes confederados sulistas. 

Por muitas décadas, historiadores focaram na batalha e deixaram de lado o que aconteceu nas tendas médicas. Nas comemorações dos 150 anos da batalha, no entanto, o kit médico faz parte da exposição. 

Mais de 1 milhão de pessoas são esperadas na exposição de Gettysburg, que está aberta ao público por dez dias a partir de 29 de junho. Uma séie de eventos comemorativos serão realizados. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade