PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: governo é acusado de novo caso de espionagem de jornalista

20 mai 2013 - 21h46
(atualizado às 23h06)
Compartilhar

A Casa Branca enfrentou nesta segunda-feira as acusações de suspeita de espionagem de um jornalista da rede FOX News, após o escândalo dos grampos na agência de notícias AP.

Em sua entrevista coletiva diária, ao ser interrogado sobre o caso revelado pelo jornal "Washington Post" no domingo, o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney, não quis fazer comentários. O "Post" acusou o governo americano de espionar o jornalista James Rosen.

De acordo com o "Post", o repórter foi investigado em 2010 pelo vazamento de informações de uma fonte do Departamento de Estado sobre a Coreia do Norte.

"Compartilho totalmente, e acho que esse é o caso da maioria dos americanos, a convicção do presidente de que devemos ter uma imprensa que seja capaz de fazer um jornalismo investigativo e que devemos defender a Primeira Emenda" da Constituição, que consagra a liberdade de expressão, disse Carney.

"Acredito também que é realmente importante, e acho que os membros de ambos os partidos (Democrata e Republicano) também disseram isso, que esse tipo de vazamento não deve ser tolerado, já que esses vazamentos podem colocar vidas em perigo (...) e ameaçar nossa segurança nacional", acrescentou.

Ele insistiu em que não poderia dar declarações sobre nenhum caso em particular.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade