PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA garantem a Israel que Irã não terá bomba antes de um ano

20 ago 2010 - 00h53
(atualizado às 01h41)
Compartilhar

Os Estados Unidos garantiram a Israel de que o Irã não conseguirá construir uma bomba atômica no prazo inferior a um ano, o que reduziu a possibilidade de um ataque preventivo contra instalações iranianas, revelou nessa quinta-feira o jornal New York Times.

"Pensamos que ainda temos cerca de um ano", disse Gary Samore, principal assessor nuclear do presidente Barack Obama. Samore afirmou que os inspetores internacionais têm capacidade para detectar, em questão de semanas, qualquer movimento do Irã para o enriquecimento de urânio em níveis militares, o que permite a Estados Unidos e Israel o tempo necessário para elaborar uma resposta.

Israel, que já indicou que atacará as instalações nucleares do Irã diante da iminência da construção de uma bomba atômica, acredita que Teerã está a apenas alguns meses de enriquecer urânio para uso militar.

Segundo o jornal, a demora no programa iraniano de enriquecimento de urânio pode estar ligada a falhas no desenho das centrífugas ou nos esforços do Ocidente para sabotar o esquema nuclear de Teerã.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade