PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA fabricam bomba capaz de destruir usina nuclear iraniana

3 mai 2013 - 13h40
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O Pentágono fez um novo modelo de sua bomba convencional mais potente, capaz de penetrar em instalações fortificadas, o que permitiria destruir a super segura usina nuclear de Fordo, no Irã, informou nesta sexta-feira o The Wall Street Journal.

De acordo com a publicação, o Pentágono modificou os detonadores da bomba chamada Munição Penetrante em Masse (MOP, por sua sigla em inglês), de mais de 13 toneladas, para maximizar seu alcance. Além disso, o sistema de orientação do armamento foi melhorado.

A usina nuclear de Fordo fica localizada debaixo da terra, em uma montanha na cidade de Qom. O jornal informou ainda que os EUA contam com outros equipamentos de alta tecnologia que permitiriam a destruição da instalação.

Até agora os militares americanos não teriam testado a bomba sendo arremessada de um avião. Segundo fontes do governo, que o jornal não identifica, a nova MOP é "crucial para convencer Israel de que os Estados Unidos têm a capacidade de impedir que o Irã obtenha uma bomba nuclear".

A bomba foi criada unicamente para o caso da diplomacia fracassar e as forças israelenses não puderem destruir a usina.

O jornal lembrou que Fordo é considerado um alvo difícil, quase impossível, para ser destruído com armas convencionais americanas. É nesta usina que o Irã refina seu combustível nuclear, que segundo Teerã tem apenas fins pacíficos.

Os Estados Unidos e seus aliados, no entanto, sustentam que o Irã poderia usar esse material para a fabricação de armas nucleares.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade