PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA emitem alerta global a viajantes e citam ameaça da Al Qaeda

2 ago 2013 - 13h43
(atualizado às 13h52)
Compartilhar

Os Estados Unidos divulgaram nesta sexta-feira um alerta mundial a viajantes norte-americanos, afirmando que a Al Qaeda planeja cometer atentados em agosto, especialmente no Oriente Médio e no norte da África.

O alerta do Departamento de Estado se baseia na mesma informação de inteligência que levará ao fechamento de 21 embaixadas e consulados no próximo domingo no mundo islâmico, disse uma fonte oficial norte-americana pedindo anonimato.

"O Departamento de Estado alerta cidadãos dos EUA para o continuado potencial de ataques terroristas, particularmente no Oriente Médio e norte da África e, possivelmente, ocorrendo na Península Arábica, ou dela emanando", disse a nota.

"A atual informação sugere que a Al Qaeda e organizações afiliadas continuam a planejar ataques terroristas na região e além e que podem focar em esforços para conduzir ataques no período entre agora e o final de agosto", segundo o alerta, que vale para o mês inteiro.

Entre as mais proeminentes afiliadas da Al Qaeda está a Al Qaeda da Península Arábica, com sede no Iêmen, já responsável por uma tentativa de explodir um voo da Northwest Airlines de Amsterdã para Detroit, no Natal de 2009.

Na quinta-feira, o Departamento de Estado disse que embaixadas norte-americanas que normalmente funcionariam no domingo, localizadas em países islâmicos, onde os domingos são dias úteis, não abrirão nesse dia por questões de segurança.

Nesta sexta-feira, o departamento disse que serão fechadas as embaixadas dos seguintes países: Arábia Saudita, Afeganistão, Argélia, Bahrein, Bangladesh, Catar, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuweit, Líbia, Mauritânia, Omã e Sudão.

Não abrirão também os consulados de Arbil, no Iraque; Dhahran e Jidá, na Arábia Saudita; e Dubai, nos Emirados Árabes.

Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores britânico disse que as autoridades britânicas estavam em estreito contato com as autoridades norte-americanas.

"As embaixadas britânicas permanecerão abertas, mas os funcionários são aconselhados a exercer vigilância extra enquanto nos aproximamos (do festival) Eid", disse o oficial, referindo-se à celebração muçulmana no fim do mês sagrado do Ramadã.

Os boletins intitulados "Cautela Mundial", contendo alertas a viajantes, são emitidos rotineiramente pelo Departamento de Estado, mas o desta sexta-feira se baseia em informações mais específicas, segundo uma fonte oficial dos Estados Unidos que pediu anonimato.

O último alerta desse tipo a norte-americanos no exterior havia sido em 19 de fevereiro.

As autoridades norte-americanas se recusaram a citar detalhes adicionais sobre as informações que levaram ao fechamento das missões diplomáticas e à divulgação do alerta a viajantes.

De acordo com uma segunda fonte oficial, não há informações sobre um alvo específico, o que explica a abrangência das medidas.

(Reportagem de Arshad Mohammed, Susan Heavey, David Lawder e Tabassum Zakaria)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade