PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA e Rússia chegam a acordo sobre resolução para armas químicas da Síria

26 set 2013 - 18h44
(atualizado em 4/12/2013 às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Após semanas de impasse diplomático, os Estados Unidos e a Rússia chegaram nesta quinta-feira a um acordo sobre o texto da resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que tratará do arsenal sírio de armas químicas.

A embaixadora norte-americana na ONU, Samantha Power, disse que houve acordo com os russos sobre como "obrigar juridicamente" a Síria a abrir mão do seu arsenal químico. Segundo ela, o texto será apresentado na noite desta quinta-feira ao plenário do Conselho de Segurança, composto por 15 países.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse ter havido um "entendimento".

A Rússia, principal aliada do governo sírio no cenário internacional, propôs no começo do mês que Damasco abrisse mão do seu arsenal para evitar uma ação militar norte-americana que punisse o governo de Bashar al-Assad pelo suposto uso de armas químicas contra civis.

A proposta deveria ser confirmada pelo Conselho de Segurança da ONU, mas Moscou vinha relutando em aceitar uma resolução que citasse o artigo 7º da Carta das Nações Unidas, o que abriria espaço para sanções ou uma ação militar contra Assad.

O texto acordado, ao qual a Reuters teve acesso, torna obrigatório o cumprimento da medida, mas não estipula meios automáticos para a imposição via sanções ou força militar. A proposta diz que, em caso de descumprimento, o Conselho poderá evocar o artigo 7º em uma resolução posterior, a qual a Rússia poderá vetar.

Falando sob anonimato, um funcionário graduado do Departamento de Estado dos EUA celebrou o acordo.

"Os russos aceitaram apoiar uma resolução forte, obrigatória e passível de ser imposta, que une a pressão e foca a comunidade internacional sobre o regime sírio para garantir a eliminação das armas químicas da Síria", disse a fonte.

O Conselho de Segurança realizará uma sessão a portas fechadas para discutir o assunto mais tarde nesta quinta-feira, segundo a delegação francesa. Um diplomata disse que não há expectativa de que a votação aconteça nesta quinta-feira.

O governo sírio já concordou preliminarmente em abrir mão do seu arsenal químico, conforme a proposta russa. Os EUA, que há dois anos e meio evitam se envolver na guerra civil síria, chegaram a cogitar uma ação militar contra Assad por causa do uso de gás sarin que matou mais de 1.400 pessoas num subúrbio de Damasco em 21 de agosto. Assad nega ter cometido o ataque.

A Rússia e Assad alegam que o ataque químico foi cometido pelos rebeldes, que lutam para derrubar o presidente sírio em uma guerra civil que, de acordo com a ONU, já deixou mais de 100 mil mortos.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade