PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA e China concordam em reduzir o uso de hidrofluorcarbonos

9 jun 2013 - 13h10
(atualizado às 13h11)
Compartilhar

O presidente dos EUA, Barack Obama, e seu colega chinês, Xi Jinping, concordaram no sábado em cooperar no combate às mudanças climáticas por meio da redução do uso de hidrofluorcarbonos, ou HFCs, informou a Casa Branca em um comunicado.

"Os Estados Unidos e a China vão trabalhar juntos e com outros países para usar o conhecimento e as instituições do Protocolo de Montreal para reduzir o consumo e a produção de hidrofluorcarbonos", disse a Casa Branca, no segundo dia do encontro informal entre líderes dos EUA e da China, no sul da Califórnia.

HFCs são usados em geladeiras e aparelhos de ar condicionado. Eles começaram a ser usados comercialmente em grande escala para substituir produtos químicos que atacam a camada de ozônio que estão sendo eliminados sob o Protocolo de Montreal de 1987, mas eles são uma grande fonte de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

De acordo com o comunicado da Casa Branca, reduzir HFC mundialmente poderia reduzir cerca de 90 gigatoneladas de dióxido de carbono até 2050, um montante equivalente a cerca de dois anos de emissões globais de gases de efeito estufa.

Na quarta-feira, os líderes do Congresso dos EUA escreveram uma carta a Obama pedindo-lhe para levantar a questão dos HFCs com Xi Jinping durante o encontro na Califórnia.

Os legisladores advertiram Obama de que, com os Estados Unidos e a China responsáveis por 43 por cento das emissões de dióxido de carbono, "a cooperação com a China é essencial se quisermos evitar uma mudança climática catastrófica".

Eles pediram Obama para pressionar Xi Jinping para apoiar uma proposta lançada em 2009 pelos Estados Unidos, Canadá e México para alterar o Protocolo de Montreal para reduzir a produção e consumo de HFCs. O plano disponibiliza recursos para os países em desenvolvimento reduzirem o uso de HFCs.

(Reportagem de Steve Holland)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade