PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA dizem estar dispostos a discutir preocupações nucleares com Irã

4 ago 2013 - 13h28
Compartilhar

Os Estados Unidos disseram neste domingo que estão preparados para trabalhar com o novo governo do presidente iraniano Hassan Rouhani para lidar com preocupações sobre o programa nuclear do Irã, se o Irã se engajar seriamente sobre o assunto.

"A posse do presidente Rouhani apresenta uma oportunidade para o Irã agir rapidamente para resolver as profundas preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear do Irã", disse em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"Caso esse novo governo escolha engajar-se substancialmente e seriamente para cumprir suas obrigações internacionais e encontrar uma solução pacífica para essa questão, encontrará um parceiro disposto nos Estados Unidos", disse ele.

A Casa Branca congratulou Rouhani, considerado politicamente mais moderado do que seu antecessor Mahmoud Ahmadinejad, pela eleição, que disse demonstrar um anseio por mudança entre iranianos.

"Esperamos que o novo governo iraniano atenda à vontade dos eleitores e faça escolhas que levem a uma vida melhor para o povo iraniano", disse Carney.

Rouhani foi eleito em junho e tomou posse no sábado, prometendo "interação construtiva com o mundo" após oito anos sob Ahmadinejad marcados por confrontos diplomáticos e danosas sanções.

(Reportagem de Mark Felsenthal)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade