PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA diz que Snowden tem direito a 'julgamento justo'

1 jul 2013 - 19h19
(atualizado às 20h38)
Compartilhar

O governo dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden ainda é um cidadão americano e terá direito a um julgamento "justo" quando voltar ao país.

O porta-voz do departamento de Estado Patrick Ventrell rebateu assim os comentários do fundador do Wikileaks, Julian Assange, que descreveu Snowden como um "exilado" em Moscou após Washington cancelar seu passaporte.

"Isto não é certo", disse Ventrell sobre as declarações de Assange, acrescentando que o governo dos Estados Unidos poderá entregar a Snowden "um documento de viagem para entrar" no país, onde é acusado de vazar documentos sobre o 'grampo' federal de telefonemas e e-mails.

"Ele ainda é um cidadão americano, ainda goza dos direitos da cidadania americana, o que inclui o direito a um julgamento justo e livre pelos crimes que supostamente cometeu", disse Ventrell.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse mais cedo que Snowden poderia permanecer na Rússia - onde se encontra no aeroporto de Moscou - se deixar de divulgar informações prejudiciais aos Estados Unidos.

Ventrell se negou a responder como Washington reagiria diante da permanência de Snowden na Rússia como asilado.

"Não estamos neste ponto e prosseguiremos com base na nossa crença do que vai acontecer. Esperamos que façam (Rússia) o que é correto".

Sobre as recentes revelações de Snowden de que Washington 'grampeou' seus aliados, incluindo o escritório da União Europeia na capital federal, o porta-voz disse que 'o governo americano responderá de maneira apropriada a seus sócios através dos canais diplomáticos e de inteligência".

"Apesar de não comentarmos publicamente detalhes das supostas atividades de inteligência, está claro que os Estados Unidos recolhem material de inteligência no exterior, assim como fazem todas as nações".

As últimas revelações de Snowden, 30 anos, afirmam que os Estados Unidos 'grampearam' embaixadas de países aliados, incluindo a representação da União Europeia (UE) em Washington.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade