PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA diz que busca cooperação com países para onde Snowden poderia seguir

23 jun 2013 - 10h46
(atualizado às 10h52)
Compartilhar

Os Estados Unidos foi informado por Hong Kong que o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden deixou Hong Kong para "um terceiro país", e vai buscar a cooperação com os países para onde Snowden poderia tentar ir, disse um funcionário do Departamento de Justiça, no domingo.

"Nós vamos continuar a discutir este assunto com Hong Kong e buscar cooperação policial relevante com outros países para onde o Sr. Snowden pode estar tentando viajar", disse a porta-voz do Departamento de Justiça Nanda Chitre, em comunicado.

Os Estados Unidos contataram Hong Kong no sábado buscando a extradição de Snowden, disse Chitre.

Hong Kong disse mais cedo no domingo que permitiu que Snowden deixasse Hong Kong para um terceiro país. De acordo com uma fonte da companhia aérea russa Aeroflot, Snowden estaria viajando para Moscou e planejando ir para a Venezuela via Cuba.

O avião que poderia estar levando Snowden já chegou a Moscou neste domingo, segundo oficiais do aeroporto, que não puderam confirmar imediatamente se ele estava a bordo.

(Reportagem de Mark Felsenthal e Lydia Kelly, de Moscou)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade